sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O dia da União Europeia - 9 de Maio

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman, que era ministro do governo Francês, proferiu um discurso em que, baseando-se numa ideia lançada por Jean Monnet, apelava à união entre os povos da Europa e propunha que os governos da França e da Alemanha, e talvez também outros países Europeus, passassem a gerir em comum as indústrias do carvão e do aço.
O discurso convenceu não apenas os lideres Francês e Alemão, mas igualmente os líderes da Bélgica, da Itália, do Luxemburgo e dos Países Baixos. Decidiram todos agrupar as suas industrias do carvão e do aço e formar um “clube” a que chamaram Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Funcionaria para fins pacíficos e ajudaria a reconstruir a Europa das ruínas da guerra. A CECA foi criada em 1951.
Reconhecendo a importância da data para o início do processo de construção europeia, os chefes de Estado e de Governo decidiram, na Cimeira de Milão de 1985, consagrar o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.

Símbolos da União Europeia

A bandeira


Esta é a bandeira da Europa, símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.

O Hino da União Europeia

O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.
No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.
Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. Não se pretende que substitua os hinos nacionais dos Estados Membros, mas sim que celebre os valores por todos partilhados de unidade e diversidade.

Fonte: http://europa.eu/abc/symbols/anthem/index_pt.htm

Objectivos do Clube Europeu

O Clube Europeu da Escola Básica e Secundária das Flores tem os seguintes objectivos:
- Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu e transmiti-lo, por todos os meios ao seu alcance, aos outros membros da comunidade escolar.
- Promover acções de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:
•A Europa (aspectos geográficos, históricos, culturais, económicos;
•As instituições europeias (estrutura, funcionamento, objectivos…)
•Os Estados Membros da União Europeia (a vida política, social, cultural…);
•O património cultural e natural da Europa;
•Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea;
•Os objectivos da integração europeia.
- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças.
- Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas.
- Contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação.
- Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos, jovens cidadãos europeus, designadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

Como surgiu o Clube Europeu?

As turmas B e C do 12º ano, decidiram criar na nossa escola um Clube Europeu.
Essa ideia surgiu depois da participação da nossa escola, representada pelo Tércio Alves, Marina Silva e Liliana Meireles, no concurso “Dia da Europa”, na ilha do Faial, no passado ano lectivo. Nessa altura esses alunos tomaram conhecimento de que nos Açores já existiam várias escolas com um Clube Europeu com o objectivo de divulgar nas comunidades escolares assuntos relacionados com a União Europeia. Dessa forma achámos que seria benéfico para a nossa escola a criação de um Clube Europeu.
Assim, no âmbito da Área de Projecto, neste ano lectivo, decidimos desenvolver o projecto de criação e dinamização de um clube europeu na nossa escola.
O Clube Europeu está localizado na sala 12 da nossa escola, onde serão expostos os trabalhos realizados durante o ano e eventuais eventos que possam surgir.
Uma das actividades a desenvolver pelo Clube, a cargo da turma B do 12º ano, será a criação de um placar com informação sobre a União Europeia e os seus Estados-membros, que será periodicamente actualizado.



Foi este o logótipo do Clube Europeu, escolhido após concurso realizado ao nível de escola.