sexta-feira, 17 de abril de 2009

Eslovénia

Eslovénia

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Liubliana
Superfície: 20 000 km²
População: 2 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua oficial do país : Esloveno


Curiosidades sobre a Eslovénia

A Eslovénia, uma das seis repúblicas que formavam a ex-Jugoslávia, acedeu à independência em 1991, quando da cisão da Jugoslávia. O país faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. A Eslovénia situa-se na confluência das quatro grandes zonas geográficas europeias: alpina, dinárica, panónica e mediterrânica.
O terreno é bastante montanhoso, sendo os eslovenos bons esquiadores e grandes caminhantes. A bandeira nacional eslovena ostenta os três picos do Triglav, que é a montanha mais alta da Eslovénia (2 864 metros).
O país fez parte do Império Austro-Húngaro. A capital, Liubliana, foi fundada no tempo dos romanos. A sua universidade, com mais de 50 000 estudantes, contribui para a vida cultural intensa da cidade. A actividade industrial do país concentra-se nos sectores de produção de componentes automóveis, produtos químicos, aparelhos eléctricos, produtos metálicos, têxteis e mobiliário.



Principais atracções turísticas

LIUBLIANA
A capital da Eslovénia é uma pequena cidade europeia vital. Encontra-se na metade do caminho entre os Alpes e o Mediterrâneo. Os nomes das avenidas mais compridas de Liubliana, a Avenida de Viena e a do Trieste.




BLED
Bled é um elegante centro turístico a 500 metros de altitude assentado sobre um idílico lago de dois quilómetros de longitude, que pode-se percorrer a pé em menos de duas horas. Abundam as carpas e trutas em umas águas cristalinas surpreendentemente, quentes, muito propiciadoras para o banho.





BOHINJ
A 28 quilómetros ao sul de Bled, Bohinj é um lugar mais orientado à natureza do que aquele. A paisagem é muito natural, com altos picos elevando-se directamente sobre o vale. Há praias isoladas para praticar o nudismo.




Triglav
O ponto mais alto da Eslovénia é o monte Triglav. O monte Triglav é o ponto mais alto da Eslovénia com 2.864 metros de altitude. O seu nome significa, na língua eslovena, três cabeças. Encontra-se representado simbolicamente na bandeira da Eslovénia e no brasão de armas do país.


COSTA DA ESLOVÉNIA


PORTOROZ
Portoroz (Porto de Rosas) é um lugar da moda, onde existe uma baia arenosa a cinco quilómetros do sudeste de Piran.





PIRAN e KOPER
Situada no extremo da península de Istria, Piram (Pireo) é a pérola da zona, uma jóia de arquitectura veneziana. O nome deriva do grego "pyr" (fogo) em referência às fogueiras no antigo farol.
Koper é a antiga cidade medieval foi antes uma ilha mas hoje, encontra-se firmemente ligada com terra.




Entre as principais atracções turísticas contam-se as famosas grutas de Postojna, decoradas de estalactites e estalagmites. As inscrições murais revelam que os primeiros turistas visitaram as grutas em 1213.




Gastronomia

A Eslovénia é um país muito rico em pratos tradicionais e típicos das suas regiões. Uma das especialidades da Eslovénia e os “Struklji" (rolinhos de farinha com recheio variável, que normalmente inclui carne, vegetais e queijo) e é confeccionada de cerca de setenta maneiras diferentes. Os pratos com cogumelos são também tradicionais da Eslovénia o presunto, salsichas e queijo (sobretudo o de Bohinj).



Struklji
Outro produto muito importante e tradicional na Eslovénia e o Vinho. Todo este lugar está rodeado de vinhos, desde os vinhos de má qualidade até os vinhos de qualidade superior.



Fontes:
http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/slovenia/index_pt.htm
http://www.viajarbajoprecio.com/htm/viagens/guias/br/europa/eslovenia/sitios.htm
http://www.slovenia.info/?photoalbum=533&page_pic=1

Sem comentários:

Enviar um comentário